Dia de Iemanjá
Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um
orixá africano, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões
afro-brasileiras. O Dia de Iemanjá, dia 02 de fevereiro, é a
maior festa de Iemanjá, onde milhares de pessoas se vestem de branco e vão à
praia depositar oferendas, como espelhos, jóias, comidas, perfumes e
outras objetos.
Origem do Dia de Iemanjá
Inicialmente, o Dia de Iemanjá era comemorado em conjunto com a
Igreja Católica, porque dia 2 de fevereiro também é dia de Nossa Senhora da
Conceição. Porém, nos anos 60, houve uma reação da Igreja, que começou a
considerar a celebração um culto pagão, e atualmente a data conta com devotos
do candomblé e da umbanda, em sua maioria.
Existe ainda uma ligação com o catolicismo, no entanto. O dia de
Iemanjá é também o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, uma santa
católica. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ainda existe esse
sincretismo entre Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes. No Rio de Janeiro
Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Glória.
História de Iemanjá
Iemanjá é também conhecida por
Yemanjá, Iyemanjá, Yemaya, Yemoja ou Iemoja. O nome Iemanjá é
derivado da expressão Iorubá, que quer dizer "mãe cujos filhos são
peixes".
Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam
inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um
rio chamado Yemanjá. No século XIX, por causa das guerras entre povos iorubás,
os Egba foram obrigados a se afastar do rio Iemanjá e passaram a viver em
Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade, que segundo a tradição,
passou a viver em um novo rio, o Ògùn.
Dia de Iemanjá na Umbanda
No Brasil o Dia de Iemanjá pode ser comemorado em dias diferentes
dependo do estado. Embora o principal seja o dia 2 de fevereiro, em São Paulo a
comemoração é no dia 8 de dezembro, e no Rio de Janeiro é muito celebrada no
Réveillon, no dia de Ano Novo, com vários rituais de Passagem de Ano.
N.SRA.DA CONCEIÇÃO 7/8 DE DEZEMBRO
Iniciamos o festival no dia 7/8 de
Dezembro com o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Na Doutrina do Santo Daime é
a Rainha da Floresta. É sincretizada nos cultos afro como Yemanjá. Nossa Senhora da Conceição é a padroeira
dos quilombolas de Bom Sucesso. A história da comunidade está ligada à imagem
da santa, encontrada pelos escravos na mata. No local do achado, hoje sede da
comunidade, foi erguida uma capela, cujas proximidades passaram a ser habitadas
pelos escravos.
Segundos sites católico, em 1830 Nossa
Senhora apareceu a santa Catarina Labouré mandando cunhar uma medalha com a
efígie da Imaculada e as palavras: "Maria concebida sem pecado, rogai por
nós". Esta medalha, difundida aos milhões em todo o mundo, suscitou grande
devoção a Maria Imaculada, induzindo muitos bispos a solicitar ao papa a
definição do dogma, que na verdade já estava sendo vivido nos corações dos
fiéis desde muitos séculos atrás. Assim, no dia 8 de dezembro de 1854, o Papa
Pio IX proclamou Maria isenta do pecado original, desde o primeiro instante de
sua existência no seio de sua mãe.
Quatro anos mais tarde, as aparições de
Lourdes foram prodigiosa confirmação do dogma. De fato, Maria proclamou-se
explicitamente com a prova de incontáveis milagres: "Eu sou a Imaculada
Conceição".
A primeira imagem de Nossa Senhora da
Conceição chegou ao Brasil em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. José de
Anchieta foi o apóstolo da doutrina da Imaculada Conceição no Brasil, que desde
o início de sua colonização dedicou a este mistério inúmeras igrejas, inclusive
35 catedrais. Ela foi a protetora de nosso país no período colonial e foi
proclamada Padroeira do Império Brasileiro por Dom Pedro I. Já no despontar do
século XX, com o advento da República, o título cedeu lugar a Nossa Senhora
Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas
do rio Paraíba do Sul.
Para finalizar, eis o dogma da Imaculada
Conceição explicado em palavras singelas e claras: da palavra
"concebida" formou-se o derivado "conceição"; sua conceição
foi, pois, imaculada, como já dissemos; daí veio a expressão - Imaculada
Conceição - que, com o tempo, começou a ser ligada ao vocativo "Nossa
Senhora", pois o povo, naquela linguagem franca que tão bem traduz seus
sentimentos, começou a dizer: Nossa Senhora da Conceição. Quando dizemos,
portanto, Nossa Senhora da Conceição, queremos dizer que Maria é imaculada
desde sua concepção, e que o inimigo infernal jamais teve poder sobre ela.
Recordando o momento do encontro de
Mestre Irineu com a Rainha da Floresta :
Ao amanhecer do dia Antonio fala a
Irineu, sobre os componentes da bebida : um cipó e uma folha. No dia seguinte,
quando Irineu trabalhava na extração do látex no seringal, viu os raios do Sol,
iluminando um grosso cipó, que sentiu ser o mesmo da bebida. E, perto de um
igarapé onde costumava tomar água, viu um arbusto com frutinhas vermelhas,
igual ao descrito por Antonio. Ao leva-lo até os locais, constatou-se tratar
das duas espécies vegetais mágicas : o cipó jagube e a folha chacrona.
Ao aprender o preparo, combinou com
Antonio, de juntos prepararem e tomarem a bebida, porém no dia marcado, Antonio
não pode comparecer, e Irineu sozinho preparou três litros da bebida e a
guardou para tomar junto com o amigo.
Combinaram numa Lua Crescente, ambos
tomaram e sentiram a força da manifestação vegetal acompanhada de visões.
Antonio contou a Irineu, que na sua
visão, apareceu-lhe uma Linda Senhora, chamada Clara. Disse a Irineu que ela o
protegia, desde a sua saída do Maranhão.
Após essa vivência, combinaram um novo
encontro para a Lua Cheia, sábado seguinte. Nessa noite de Lua Cheia tomaram a
bebida numa caneca grande. Irineu, após meia hora, sentiu náuseas e foi
vomitar. Aliviado, olhou para a Lua Cheia, e a viu aproximar-se dele, com todo
o seu brilho resplandecente e prateado. Dentro da Lua, viu uma Senhora, de
beleza incomparável, sentada num trono, que lhe disse :
"Você está escolhido para uma
importante missão, mas para isso deverá alimentar-se por oito dias apenas de
mandioca cozida, sem sal, abster-se de sexo e álcool , para que nos encontremos
novamente."
Após a dieta, ao tomar novamente a
bebida, a visão da mulher apareceu novamente. Apresentou-se como a rainha da
Floresta, que Irineu compreendeu ser a própria Nossa Senhora da Conceição, a
Padroeira da Doutrina Santo Daime, que lhe entregou o Império Juramidam,
palavra explicada pelo Padrinho Sebastião como Jura = Deus e Midam = Filho. Foi
assim, que em 1930 fundou a doutrina e tornou-se Mestre Irineu
Sr. Luis Mendes, contemporâneo do Mestre
Irineu, conta que numa das aparições da Rainha da Floresta, ela disse que lhe
ensinaria a preparar uma série de garrafadas, para vários tipos de doenças, e o
Mestre lhe suplicou : Mas, Minha Senhora ! Não dá para colocar os poderes de
cura das ervas juntos nessa bebida ? E, a Senhora atendeu o seu pedido